Cirurgia Geral

A Cirurgia geral é a especialidade médica cuja área de atuação compreende: Cirurgia Abdominal, Cirurgia Videolaparoscópica e a Cirurgia do Trauma. Esta especialidade médica ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos. A residência médica em Cirurgia Geral é pré-requisito para várias outras especialidades cirúrgicas. Recentemente a Associação Médica Brasileira e o Conselho Federal de Medicina reconheceram a Cirurgia Geral como especialidade e não apenas sendo pré-requisito para outras especialidades. Assim, atualmente o Cirurgião Geral é aquele habilitado e treinado para resolução das afecções cirúrgicas mais comuns, além de se dedicar à laparoscopia e a cirurgia do trauma.

Área de Atuação

A área de atuação compreende a cirurgia da cabeça e pescoço, cirurgia da pele e tecido subcutâneo, a cirurgia da mama e endócrina (tiroide e suprarrenal), a cirurgia abdominal e a cirurgia proctológica (reto e ânus).

Esta especialidade médica ocupa-se do estudo, diagnóstico e tratamento de doenças passíveis de abordagem por procedimentos cirúrgicos, nomeadamente doenças do sistema digestivo, doenças endócrinas (glândulas tiroide e suprarrenal), da patologia da mama e das hérnias da parede abdominal.

A cirurgia geral é um pré-requisito essencial para outras especialidades cirúrgicas. Tem uma vasta área de intervenção indo desde a patologia benigna à maligna, da patologia cirúrgica de superfície (partes moles) à patologia intra-abdominal, interligando-se com outras especialidades cirúrgicas como a cirurgia vascular ou plástica e outras especialidades médicas como a dermatologia e outras.

As doenças mais comuns abordadas pela  cirurgia geral são:

• Hérnias
    • hérnia inguinal
    • hérnia umbilical
    • hérnia epigástrica
    • hérnia hiatal
    • e outras hérnias da parede abdominal
  • Colelitíase (pedra na vesícula)
  • Colecistite
  • Hemorróidas
  • Doença diverticular dos cólons
  • Diverticulite aguda
  • Úlcera gástrica
  • Traumas
  • Tumores de pele e sub-cutâneo (Lipomas, melanomas, cistos sebáceos e etc.).